COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO DISSERTATIVA
Atualmente as pessoas não gostam muito de ler e isto se reflete na má escrita, com provas de redação em todo o país nas quais os estudantes não sabem ao menos ficar dentro do tema central da redação.
Uma das redações mais pedidas nos concursos e vestibulares são as redações chamadas dissertativas que nada mais são do que textos nos quais o autor defende um ideia que será analisada e discutida a respeito de algum tema já proposto ou que o mesmo queira usar.
Como Fazer Uma Boa Redação Dissertiva
A boa redação dissertativa deve ter três partes: a primeira que é a introdução na qual o redator explicita o assunto e apresenta um ponto de vista, por exemplo, se a redação é sobre a erradicação do fumo no Brasil ele deve indicar se ele é contra ou a favor.
No desenvolvimento, que é outra parte da redação dissertativa, a pessoa que a escreve deve apresentar argumentos a respeito daquele ponto de vista já colocado na introdução. E finalmente ela deve ter uma conclusão, retomando-se a ideia que foi abordada na introdução e levando em consideração os pontos de vista colocados no desenvolvimento que levam o autor da redação àquele tipo de conclusão.
Para fazer uma boa redação dissertativa evite a particularização de assuntos, pois o texto deve ser compreendido por qualquer pessoa; escreva sempre na terceira pessoa do plural e nunca na primeira do singular; nunca use gírias ou clichês; evitar usar os verbos no gerúndio; não usar verbos no imperativo e acima de tudo seja condizente com os tópicos de sua redação, pois se o tema for o citado acima, de nada adianta você expor que é a favor da erradicação do cigarro e no desenvolvimento e conclusão, começar a escrever que é contra.