COMO MEDIR PORCENTAGEM DE GORDURA CORPORAL

Como Medir Porcentagem de Gordura Corporal – O percentual de gordura corporal que todo ser humano possui, é a porcentagem de gordura que o corpo possui. O valor total do peso corporal são os valores da gordura corporal e da massa magra (órgãos, músculos, etc.).

Todo ser humano deve ter uma quantidade adequada de gordura, pois ela é essencial para que o organismo da pessoa possa desempenhar funções vitais. Lembrando que uma pessoa jamais conseguirá eliminar toda gordura do corpo, mas sim diminuir o percentual para que o corpo do indivíduo venha a aparecer os músculos da perna, braço, etc. Além de ficar com formas torneadas a pessoa garante uma boa saúde.

Geralmente são os homens que possuem uma maior proporção de gordura abdominal, já as mulheres demonstram maior índice de gordura na região do glúteo.

As mulheres irão apresentar uma quantidade maior de gordura na região abdominal, depois dos 50 anos, que é quando ocorre a menopausa.

CALCULO E GORDURA CORPORAL

O IMC – Índice de Massa Corpórea – é o responsável por utilizar a fórmula:

Peso X Altura – é através dele que se pode efetuar o cálculo da gordura do corpo e dizer se o indivíduo está ou não com um percentual adequado.

Para aqueles que querem calcular a taxa de gordura corporal, basta fazer cálculo, observando que, quando for calcular, faça uso de uma calculadora para não ter erro.

COMO CALCULAR A TAXA DE GORDURA CORPORAL

FORMULA PARA CALCULAR IMC

Para fazer o cálculo do IMC, você terá que dividir o peso do seu corpo em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros).

ANALISANDO OS RESULTADOS DO CÁLCULO

Por exemplo, se você pesa 60 kg e mede 1,65m, você irá utilizar o cálculo com a seguinte fórmula:
IMC = 60 ÷ 1,65²
IMC = 60 ÷ 2,72
IMC = 22,05

COMO MEDIR PORCENTAGEM DE GORDURA CORPORAL

É só utilizar essa formula e irá saber o seu percentual de gordura corporal.

Se o resultado para uma mulher de 20 a 39 anos for de 21% a 33% é considerado normal. De 33% a 39% é excesso e se for maior que 39% é considerada obesa.

 

Digitei

Saiba mais informações sobre o assunto de seu interesse nos artigos relacionados ou nas tags de postagem.

Mais alguns posts interessantes que você possa gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *