Prezados interessados em concursos públicos! Novas informações surgiram a respeito do concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Embora tenha ocorrido recentemente a publicação de um edital com 1.000 vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, esse número se mostrou insuficiente para cobrir a carência de servidores, que atualmente é de 24.595 vagas em aberto.
Diante disso, foi encaminhado um pedido de autorização ao Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI), aguardando aprovação.
Acompanhe-nos para entender as atualizações e informações mais recentes.
Situação Atual do Concurso INSS de 2024:
Vagas: 9.229 Situação: Aguardando aprovação do orçamento pelo CNPS Cargos: Técnico, Analista e Perito Último edital: 2022 Banca do último edital: Cebraspe
Situação Atual:
Em 23 de maio de 2023, o presidente interino do INSS, Glauco Fonseca, enviou um ofício ao Ministro da Previdência, Carlos Lupi, solicitando a autorização para um novo concurso com 7.655 vagas, sendo 5.819 para o cargo de Técnico e 1.836 para o cargo de Analista.
É relevante destacar que esse pedido faz parte do PLOA 2024 (Proposta de Lei Orçamentária Anual) e foi enviado dentro do prazo estabelecido, que se encerra em 31 de maio. Nesse período, todos os órgãos federais manifestam seu interesse na recomposição do quadro de pessoal.
Cargos Vagos:
A realização de um novo concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social é fundamental e urgente, sobretudo nas áreas finais, que incluem as carreiras de Técnico e Analista, com o propósito de reduzir as filas de espera e aprimorar as condições de atendimento.
Atualmente, há 24.595 cargos vagos na carreira do Seguro Social, divididos da seguinte forma:
- 2.475 vagas para Analistas
- 22.120 vagas para Técnicos
Em dezembro de 2017, o órgão contava com 31 mil servidores, número que caiu para 19.5 mil em junho de 2022, representando uma redução de 37% em cinco anos.
Além disso, a situação do INSS é agravada pelo grande número de processos pendentes de análise, que totaliza 7,1 milhões.
O Papel do Técnico do Seguro Social:
Em resumo, o Técnico de Seguro Social do INSS desempenha suas funções diretamente com o público nas agências, realizando atendimentos, revisando solicitações previdenciárias, conduzindo pesquisas e coletando informações para garantir a execução adequada das atividades, entre outras responsabilidades.
Uma das demandas cruciais para esses servidores e para a autarquia é a atuação na área de Análise de Reconhecimento de Direitos (RGPS). Nesse setor, a avaliação é feita para determinar se os trabalhadores vinculados ao INSS através da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) têm direito a benefícios como aposentadoria especial, por idade, por tempo de contribuição, auxílio-acidente, auxílio-doença, benefício assistencial, pensão por morte e salário maternidade.