CALCULADORA DE PIVOT PARA AÇÕES E ESTRATÉGIAS COM OPÇÕES

calculadora de ponto pivot

O Ponto de Pivot de ações e de índices é uma forma que muitos traders no mundo todo inclusive no Brasil utilizam para determinar estratégias para realizar operações de day-trade e swing trade. Fazendo o cálculo de ponto de Pivot se obtêm os valores de 3 resistências e 3 suportes, alem é claro do ponto de Pivot do período selecionado e que muitas vezes é respeitado pelo mercado, possibilitando assim que o trader monte estratégias com opções, ações ou índices determinadas pelo ponto de Pivot.

Veja como é formula do Ponto Pivot e como são calculados os valores:

Pivot= (Máxima + Mínima + Fechamento) / 3
Resistência1 = (2 * Pivot) – Mínima
Suporte1 = (2 * Pivot) – Máxima
Resistência2 = Pivot + (Resistência1 – Suporte1)
Suporte2 = Pivot – (Resistência1 – Suporte1)
Resistência3 = (2 * Pivot) + (Máxima – 2 * Mínima)
Suporte3 = (2 * Pivot) – (2 * Máxima – Mínima)

Veja um breve exemplo de como funciona o ponto pivot nesse gráfico abaixo e como em certos casos o mercado respeita esse valores.

Abaixo temos o gráfico de Petrobras – PETR4 do dia 25/10/2010. Bom, para calcularmos os ponto pivot do dia precisamos do valor da máxima do dia anterior, valor da mínima do dia anterior e valor de fechamento do dia anterior. Nesse caso temos, mínima do dia anterior em 23,91, máxima do dia anterior 24,71 e fechamento do dia anterior em 24,21. Pronto, com esses valores já podemos calcular o ponto de pivot do dia. Veja o que o mercado fez no outro dia:

calculadora ponto pivot

Note que o mercado respeita a  primeira resistência do dia e bate exatamente nela em 24,64 e começa a cair, demostrando de forma clara que o mercado frequentemente respeita esses valores. Se a ação continuará à subir depois não sabe, mas o que conta aqui é que com essa estratégia utilizando o ponto pivot com resistências e suportes o trader sabe de antemão exatamente onde sair da operação em um day trade ou swing trade e auferir seus lucros rapidamente.

Calculadora de Pivot para ações – Utilizando uma calculadora de pivot online podemos obter os resultados rapidamente sem precisarmos de uma calculadora e papel manualmente. Basta inserir os valores de máxima, mínima e fechamento que na hora temos o ponto pivot calculado.

Acesse aqui uma calculadora ponto pivot. E faça uso para estratégias com ações ou opções e rapidamente você verá que seus número de trades vencedores será maior com o passar do tempo. E quando for utilizar a calculadora de ponto pivot, lembre-se de colocar ponto nos valores ao invés da vírgula. Bons trades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *