
O Brasil está vivendo um crescimento imobiliário que não era visto há anos, sendo que em todos os estados do país estão começando obras, desde as mais grandiosas como hidroelétricas como também casas das mais luxuosas até as mais populares como aquelas construídas através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.
Com este crescimento frenético das obras o custo do setor está cada vez mais alto, visto que os materiais estão tendo altas mensais em média de 0,50% e o custo da mão de obra cresce em média dois pontos percentuais por mês. Estes fatores de crescimento faz com que as obras fiquem bem mais caras do que eram há alguns anos.
Custo Mão de Obra de Construção Civil 2011 – 2012 – Aqui nesse link você encontra o Custo Metro Quadrado de Construção onde você pode visualizar o custo de mão de obra de construção cívil 2011- 2012 de diversas capitais do Brasil pelo Sinduscon do seu estado. Para de ter uma ideia o metro quadrado na construção civil está custando neste ano, em média, R$890,00 e este valor elevado dá-se principalmente ao custo da mão de obra que fica em torno de 50% deste valor, dentre esses valores estão incluídos o custo mão de obra pintura, custo de mão de obra do pedreiro, custo mão de obra de assentar piso, eletricista e de muitas outras fases que integram um total de uma obra pronta e mais todo o material de construção. De acordo com o IBGE este alto custo faz elevar vários outro fatores como os financiamentos e também os aluguéis.

Com a expectativa de alta da inflação o ano de 2012 fatalmente será outro ano no qual o custo de mão de obra na construção civil continuará aumentando, sendo que a inflação para o setor está prevista para ser mais elevada do que em outros setores. O que se deve aguardar para o ano de 2012 é o preço do metro quadrado de construção civil mais caro ainda do que neste ano, visto que quanto mais a mão de obra ficar mais cara, mais as construtoras deverão repassar estes custos aos seus consumidores finais.
O mercado imobiliário está conseguindo crescer, mesmo com inflação alta, mas os especialistas da área devem ficar atentos ao fato, pois infelizmente esta alta desenfreada pode levar o país a uma crise econômica como ocorreu nos Estados Unidos e por aqui, os efeitos poderão ser desastrosos.