Os trabalhadores brasileiros têm como negociar aumentos de salários através de seus sindicatos, a negociação entre os sindicatos e patrões é o período chamado de data-base, isto significa que, em uma data específica a classe patronal e o empregado que é representado pelo sindicato no qual é afiliado, faz uma negociação para revisão dos contratos coletivos de trabalho. Quando não se chega a um acordo na data-base a revisão passa para o âmbito da justiça do Trabalho, que é chamado então de dissídio-coletivo.
Muitas pessoas se referem à data-base como se fosse dissídio, mas o termo fica erroneamente usado, pois um é diferente do outro, ou seja, a data-base como o próprio nome diz é uma data na qual as categorias negociaram para terem revisão de seus salários e dissídio se tem a intervenção da justiça.
Dissídio 2011 Construção Civil, Transportes e Profissionais da Saúde – O dissídio dos trabalhadores da construção civil em 2011 foi de 9,75% de reajuste a mais recebido em primeiro de maio de 2011, sendo que o piso para a categoria foi de R$910,80 para profissionais sem qualificação. Para os trabalhadores da área da saúde o dissídio foi de 6,5% com reajuste para o dia primeiro de agosto de 2011.
O dissídio dos trabalhadores da área da transporte foi reajustado em 10% sendo que o piso salarial da categoria é de R$736,00.
O dissídio coletivo é importante a partir do momento que ajuda os trabalhadores a garantirem seus direitos, tais como jornada de trabalho, reajuste anual de salários, piso mínimo para a categoria e outros benefícios como auxílio alimentação, adicional de insalubridade e/ou periculosidade entre outros.
o dissidio do am na area de saude para hosptais privados foi de 2%, porque?
pra quanto foi estipulado o piso salarial dos profissionais de enfemagem dos hospitais privados?
gostari de saber por q as enpresas de ituiutaba ainda nao estao com o rejuste de salario pricipaumente as terceirisadas que estao prestado cerviço a cnaá
Ola gostaria de saber qual o mês de dissidio da construçao civil 2012..pq fui informada na obra que nesse periodo a empresa nao vai mandar ninguem embora para nao ter que gastar mais ai nao entendia empresa so informou que nao mandara ninguem embora no mes de dissidio…
esde ja fico grata .
P.reges