O QUE É MERCADO DE CAPITAIS E COMO ELE FUNCIONA

Para você que quer saber o que é mercado de capitais, saiba que mercado de capitais no Brasil, é o meio que são negociados os ativos financeiros, tais como, fundos de investimento, ações, fundos imobiliarios, debêntures, dentree outros.

O mercado de capitais é formado por diversos tipos de ações, como: ações ordinárias, que dão direito ao voto dos sócios nas assembleias gerais; ações preferenciais, que têm preferência em questões como o pagamento de dividendos e nos casos de falência, por exemplo; debêntures, que são títulos emitidos por empresas que servem para financiar projetos empresariais; obrigações, que representam dívidas que as empresas assumem pelo prazo estipulado; certificados de depósito de ações, que são títulos que representam ações que podem ser negociados, mas que ainda não foram emitidos pela empresa; certificados de depósito de fundos, que representam títulos de fundos de investimento que podem ser negociados, mas que ainda não foram emitidos pelo fundo.

NO BRASIL, QUEM REGULA O MERCADO DE CAPITAIS

No Brasil, o mercado de capitais é regulado pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O que é Bolsa de Valores? A Bolsa de Valores é o mercado em que se negociam as ações.

ONDE SÃO NEGOCIADOS OS ATIVOS DO MERCADO DE CAPITAS

É o espaço em que são negociados os papéis de empresas que possuem capital aberto. Para que uma empresa possa negociar seus papéis na Bolsa, ela precisa atender a determinados critérios. As Bolsas de Valores são controladas pelas sociedades corretoras, que são empresas autorizadas pelo Banco Central a negociar ações e outros ativos financeiros.

A Bolsa de Valores é também regulada pelo Banco Central e pela CVM. Na Bolsa de Valores, as ações são negociadas por meio de um sistema eletrônico, o chamado home broker.

COMO FUNCIONA O MERCADO DE CAPITAIS

Como funciona o mercado de capitais? O funcionamento do mercado de capitais é feito por meio de uma Bolsa de Valores. A Bolsa de Valores é o espaço em que são negociados os papéis de empresas que possuem capital aberto. Para que uma empresa possa negociar seus papéis na Bolsa, ela precisa atender a determinados critérios.

As Bolsas de Valores são controladas pelas sociedades corretoras, que são empresas autorizadas pelo Banco Central a negociar ações e outros ativos financeiros. A Bolsa de Valores é também regulada pelo Banco Central e pela CVM. Na Bolsa de Valores, as ações são negociadas por meio de um sistema eletrônico, o chamado home broker. O que é ação? A ação é o papel que representa o capital social de uma empresa. Quem possui ações de uma empresa é chamado de acionista.

A ação é um título de propriedade que dá direito ao acionista de participar das assembleias gerais da companhia e de receber os dividendos aprovados. As ações são negociadas na Bolsa de Valores. As ações negociadas na Bolsa de Valores são divididas em dois tipos: ações ordinarias e ações preferências.

QUAIS SÃO OS MERCADOS DO MERCADO DE CAPITAIS

O Mercado de Capitais é composto por uma série de mercados, cada um deles voltado para um tipo específico de produto financeiro.

Os mercados que compõem o Mercado de Capitais podem ser divididos em dois grandes grupos: –

Os mercados secundários, que são os que intermediam a negociação de títulos já emitidos. –

Os mercados primários, que são os que intermediam a negociação de títulos a serem emitidos.

Os mercados que compõem o Mercado de Capitais podem ainda ser divididos em três grandes grupos: –

Os mercados regulamentados, que são os que obedecem às regras impostas pelos órgãos reguladores (CVM, BM&FBOVESPA). –

Os mercados não regulamentados, que são os que não obedecem às regras impostas pelos órgãos reguladores. –

Os mercados não oficiais, que são os que não são oferecidos pelas bolsas de valores, mas que existem de forma informal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *