Ficar atento às placas de sinalização do trânsito é fundamental para evitarmos acidentes e cooperarmos para o bom funcionamento das ruas, avenidas e estradas.
As placas de sinalização de trânsito têm, cada qual, o seu significado e servem para guiar o motorista, chamar a atenção dele para algum perigo ou cobrar esta atenção em situações especiais. Para isso são usadas as placas de regulamentação, advertências e as de indicação. Assim como existem as placas para orientar e alertar os pedestres.
Entre as placas mais comuns está a placa “Pare”, que é uma obrigatoriedade do motorista, indica que naquele momento ele é obrigado a parar independente da circunstância. Outra comum é a placa com uma seta e um traço vermelho significa que aquele sentido é proibido. O triângulo de ponta para baixo significa “Dê preferência”, o desenho de uma bicicleta com um traço vermelho cortando-a significa que é proibido trânsito de bicicletas e assim encontramos tantas outras placas.
Placas de Trânsito Detran – Nas placas de trânsito Detran de advertência por exemplo, como podemos ver no site abaixo, geralmente na cor amarela, simbolizam um alerta aos motoristas. Elas identificam geralmente uma placa de regulamentação que virá logo adiante. A placa amarela com a palavra PARE em preto significa “Parada obrigatória à frente”. Outras placas de advertências são: Cuidado Animais, Largura limitada, Sentido único e outras.
No site abaixo, você poderá conferir todas as placas de trânsito presentes no Brasil.
http://aimore.net/placas/geral.html
Para que você seja um bom motorista é necessário dominar bem estas sinalizações, afinal de contas você não põe apenas a sua vida em isco quando está sob o comando de um veículo.
Confira uma a uma, as placas de regulamentação, advertência e indicação. Conheça as peculiaridades de cada uma e siga sempre atento a elas. Estudar as sinalizações de trânsito é indispensável para todo motorista se manter seguro e garantir a segurança necessária para toda sua família e a segurança de outros motoristas e pedestres.